Podemos notar que atualmente os educadores buscam fortalecer os conhecimentos teóricos aplicados em sala de aula através do uso de diferentes materiais didáticos disponíveis, sobretudo, o livro didático, assim concordamos com Marcuschi (2001) quando observa que o livro didático é um recurso relevante a aprendizagem, desta forma, o manual didático pode servir como veículo de grande necessidade.
Porém cabe ao professor analisar cuidadosamente o material didático, para que o mesmo possa ofertar possibilidades de desenvolvimento para a formação de um sujeito que se encontra hoje dentro de uma sociedade em constantes transformações. Segundo Lajolo (1996), o livro didático passa a ter certa importância dentro da pratica de ensino nesses últimos anos, isso é notável, principalmente em países como o Brasil, onde a situação educacional é precária e o material didático acaba determinando conteúdos e condicionando estratégias de ensino, pois, de forma decisiva indica o que se ensina e como se ensina. O livro didático deve auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências do aluno além de proporcionar ao sujeito novos horizontes dentro da esfera da aprendizagem. Assim a importância do livro didático é muito grande dentro do processo de ensino/aprendizagem, uma vez que o mesmo deve entender as abordagens teóricas sobre a língua como um fator social para a comunicação focando os diversos estudos da língua e caminhando ao processo de aquisição da linguagem.
Considerando essa base teórica no livro didático, o professor fará uma escolha que poderá ajudá-lo na sua proposta de ensino para a formação de um cidadão crítico e ativo numa sociedade que exige conhecimentos múltiplos e capacidades diversas na resolução de situações atuais e emergenciais. Freitag (1989) ressalva que professores e alunos acabam tornando-se escravos do livro didático ao invés de o utilizarem para o desenvolvimento da autonomia, do senso crítico e de contraideologia tornando-o principal roteiro, ou exclusivo, do processo de ensino e aprendizagem.
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