Bem vindo ao Blog do Professor Robson Silva. Obrigado por sua visita, volte sempre.

14 de agosto de 2011

GÊNEROS DISCURSIVOS: PERSPECTIVAS DE TRABALHO PARA O GÊNERO RESENHA.

Mikhail Bakhtin que foi o primeiro a utilizar a palavra gênero com um sentido mais amplo, referindo-se também aos tipos textuais que empregamos nas situações habituais no nosso processo de comunicação. Portanto refletir sobre o conceito de gêneros do discurso na perspectiva bakhtiniana significa entender a língua como manifestação da realidade, de outro modo, significa dizer, ainda, que é a partir das situações reais de uso concretizadas pela imensa variedade textual existente na sociedade que se representam os gêneros do discurso.
Entende-se por gênero discursivo (gênero textual), a partir das idéias de Bakhtin (1992), toda produção de linguagem (enunciado) oral ou escrita, sendo que cada gênero discursivo é identificado pelos participantes da situação de comunicação por seu objetivo comunicativo, suas características linguístico-textuais relativamente estáveis sua temática, seu estilo, suas condições de produção e circulação. Os inúmeros gêneros discursivos produzidos por nossa sociedade podem ser agrupados segundo vários critérios. De acordo Maingueneau (2001) sugere um critério baseado nas diversas esferas sociais como: literária, jornalística, publicitária, comercial, de divulgação científica. Em cada uma dessas áreas de atuação são produzidos diversos tipos de gêneros discursivos orais e escritos. Um gênero apresenta características como: forma, conteúdo temático e, principalmente, estilo, pois este se configura enquanto elemento constitutivo do gênero. Assim Bakhtin (2000, p. 286-289), “quando há estilo há gênero”.
Assim nosso objetivo é ampliar a capacidade de argumentar por escrito; Ler resenhas críticas; Produzir resenhas críticas; Compreender a resenha crítica como gênero textual da esfera jornalística que tem como finalidade orientar o leitor de uma revista, jornal ou internet sobre o lançamento de um objeto cultural: um livro, um filme, um CD, um DVD, um espetáculo teatral ou musical, uma exposição de artes plásticas, etc. Compreender a resenha crítica como um gênero textual que apresenta informações, além de comentários e avaliações sobre o objeto resenhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário