PARTE III
A EVASÃO NA ÓTICA DOS PROFESSORES
Conforme os professores entrevistados, as razões para a evasão escolar dos alunos podem estar enraizadas na família, porém a falta de interesse é o ponto que mais merece destaque na opinião dos educadores.
No que se refere à família, destaca-se a sua não participação na vida escolar. Segundo os professores, a família é uma instituição carregada de problemas afetivos e financeiros.
Quanto o fator que precisa ser ressaltado que é a falta de interesse dos alunos, os educadores entendem que é necessário tomar uma atitude metodológica que consiga atrair os alunos para a sala de aula, incentivando esses sujeitos, fazendo com que eles percebam a importância dos estudos em sua vida e a relevância de sua atuação em uma sociedade que sofre mudanças constatemente. Deste modo propiciar uma maior integração com os alunos é um ponto que pode ser um ponto positivo nessa possível causa de evasão. De Acordo os professores, esta evasão se dá por falta de interesse do aluno, da sua não participação nas atividades, da falta de perspectiva de vida, e da defasagem de aprendizagem trazida das séries anteriores.
Além destes, os professores apontam ainda como determinantes da evasão, o uso de companhia fora do ambiente escolar. Essas companhias, segundo eles, consistem, por um lado, na formação de grupos para conversas durante o período de aulas, e por outro, nas relações estabelecidas com outros jovens fora do ambiente escolar que acabam fazendo com que os alunos deixem de freqüentar a escola ou de participar das atividades escolares.
EVASÃO NA ÓTICA DOS ALUNOS
Na visão dos alunos, a escola é uma instituição almejada e desejada, e é em razão disto que estes voltaram a estudar por decisão própria. Para eles, a escola é um espaço onde se constrói amizades, possibilita um “futuro melhor” e também realiza atividades prazerosas como ler, estudar e brincar.
Em relação à evasão escolar, os alunos mostram que esta não está dissociada da vida social, e que situações vivenciadas na família podem influenciar direta ou indiretamente em suas atitudes e decisões em relação à continuidade ou não dos estudos. Dentre as situações, os alunos apontaram doenças, desemprego, falta de interesse como problemas que impedem a continuação das aulas, além de outros motivos como segurança e acesso escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário