Bem vindo ao Blog do Professor Robson Silva. Obrigado por sua visita, volte sempre.

9 de novembro de 2011

BREVE ENSAIO SOBRE A EVASÃO ESCOLAR NA EJA

BREVE ENSAIO SOBRE A EVASÃO ESCOLAR NA EJA



ROBSON SILVA DOS SANTOS
robson_virtual@hotmail.com




 PARTE I

RESUMO



Este é um trabalho de pesquisa a partir de uma inquietação vivida na Escola Graciliano Ramos / Teotônio Vilela – Alagoas – 2011 que atua no cenário educacional com o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos – EJA no período noturno. Este estudo pretende entender a “evasão” de alunos na Educação de Jovens e Adultos - EJA, identificando suas possíveis causas e sobre o próprio acontecimento que por vezes possui razões que vão além do ambiente escolar. Ao final, pretendemos identificar as possíveis causas da “evasão” levantadas pelas fontes, refutar, ou não, as hipóteses levantadas, e, por fim, discutir sobre o assunto, na busca que levam ao entendimento acerca da vida destes sujeitos, pois apenas o oferecimento da oportunidade educacional pode não ser suficiente para a estadia e sucesso escolar destes alunos. A pesquisa foi realizada através de questões que buscam compreender o motivo principal levando-os a evadir da escola. Os alunos todos residentes no município de Teotônio Vilela e regiões adjacentes com faixa etária entre 17 e 65 anos, responderam a uma questão que tenta entender os motivos que podem causar a evasão.




PALAVRAS-CHAVE: EVASÃO ESCOLAR; ALUNO; EJA.




INTRODUÇÃO

A evasão escolar está entre os temas que historicamente faz parte dos debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira. Em face disto, as discussões acerca da evasão escolar, em parte, têm tomado como ponto central de debate o papel tanto da família quanto da escola em relação à vida escolar.
No que tange à educação, a legislação brasileira determina a responsabilidade da família e do Estado no dever de orientar a criança em seu percurso sócio-educacional. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação-LDB (1997:2), é bastante clara a esse respeito.
Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
            O que se vê é que cada vez mais a evasão escolar vem adquirindo espaço nas discussões e reflexões realizadas pelo Estado e pela sociedade civil, em particular, pelas organizações e movimentos relacionados à educação no âmbito da pesquisa científica e das políticas públicas, apesar de não ser uma questão consolidada. Diante do fato, inúmeras medidas governamentais têm sido tomadas para erradicar a evasão escolar, tendo como exemplos, a criação do programa bolsa-escola, a implantação do Plano Desenvolvimento Escolar (PDE), dentre outros, mas que não têm sido suficientes para garantir a permanência desses sujeitos e a sua promoção na escola. 
        A evasão escolar que, não é um problema restrito apenas a algumas unidades escolares, mas é uma questão nacional que vem ocupando relevante papel nas discussões e pesquisas educacionais no cenário brasileiro, assim como as questões do analfabetismo e da não valorização dos profissionais da educação expressa na baixa remuneração e nas precárias condições de trabalho. Devido a isto, educadores brasileiros, cada vez mais, vêm preocupando-se com os sujeitos/estudantes que chegam à escola, mas que nela não permanecem.
De maneira geral, os estudos analisam o fracasso escolar, a partir de duas diferentes abordagens: a primeira, que busca explicações a partir dos fatores externos à escola, e a segunda, a partir de fatores internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário