Sírio Possenti nos leva à reflexão sobre a prática de ensino de Língua Portuguesa abordando desde o papel da escola até como trabalhar em sala de aula a partir da produção do aluno. Segundo o autor o objetivo da escola é o ensino do português padrão ou de criar condições pra que seja aprendido.
Do ponto de vista da escola, o ensino da norma padrão, trata-se em especial da aquisição de determinado grau de domínio da escrita e da leitura. Os grupos que falam uma língua ou um dialeto, em geral, julgam a fala dos outros a partir da sua e acabam considerando que a diferença é um defeito ou um erro. O preconceito é mais grave no que se refere às variedades de uma mesma língua do que na comparação de uma língua com outras. As razões são históricas, culturais e sociais. O papel da escola é de criar condições para que os alunos aprendam também às variedades que não conhecem, ou com as quais que não possuem familiaridade.
A proposta constituiria em trabalhar na escola com três tipos de gramáticas, a gramática internalizada (a que o aluno já conhece), a gramática descritiva (observações de ocorrências) e a gramática normativa (regras que devem ser seguidas). O que o aluno produz reflete o que ele sabe (gramática internalizada). A comparação sem preconceito das formas é tarefa da gramática descritiva. E a explicitação da aceitação ou rejeição social de tais formas é uma tarefa da gramática normativa.
Do ponto de vista da escola, o ensino da norma padrão, trata-se em especial da aquisição de determinado grau de domínio da escrita e da leitura. Os grupos que falam uma língua ou um dialeto, em geral, julgam a fala dos outros a partir da sua e acabam considerando que a diferença é um defeito ou um erro. O preconceito é mais grave no que se refere às variedades de uma mesma língua do que na comparação de uma língua com outras. As razões são históricas, culturais e sociais. O papel da escola é de criar condições para que os alunos aprendam também às variedades que não conhecem, ou com as quais que não possuem familiaridade.
A proposta constituiria em trabalhar na escola com três tipos de gramáticas, a gramática internalizada (a que o aluno já conhece), a gramática descritiva (observações de ocorrências) e a gramática normativa (regras que devem ser seguidas). O que o aluno produz reflete o que ele sabe (gramática internalizada). A comparação sem preconceito das formas é tarefa da gramática descritiva. E a explicitação da aceitação ou rejeição social de tais formas é uma tarefa da gramática normativa.
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